Sobre o Parque

Inicialmente, o Parque da Ciência de Teófilo Otoni veio de uma parceria entre prefeitura municipal de Teófilo Otoni e a Universidade Federal de Viçosa. O parque era coordenado na época pelo professor Magno Barbosa Dias. Alguns brinquedos foram adquiridos, no entando não havia espaço físico e pessoal adequados para receberem a visita das escolas. Em 2009, o professor Mauro Lúcio Franco, da UFVJM, juntamente com o professor Magno, retomou o projeto, agora chamado de Parque da Ciência da UFVJM.

Professores Willian, Mauro e Magno na inauguração do Parque em 2009O Parque foi inaugurado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2009, na UFVJM (foto). Na ocasião, alguns alunos da rede pública e outros interessados puderam experimentar alguns brinquedos e participar de um mini-curso sobre Astronomia.

Atualmente, o Parque é coordenado pelo professor Mauro Lúcio Franco e é financiado pela FAPEMIG, CNPq e o Ministério da Ciência e Tecnologia e conta com uma equipe preparada para receber alunos e professores e um acervo crescente que já contabiliza mais de 25 atrações.

O objetivo do Parque, entre outras coisas, é trazer a população do Vale do Mucuri um instrumento de divulgação e estímulo à descoberta científica, oferecendo visitas agendadas e outras opções visando também integrar a juventude ao trabalho feito pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.  

 

 

 

Realização: UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Apoio: FAPEMIG