O CALENDÁRIO CÓSMICO: do museu da ciência para a escola
Por: Magno B. Dias
A astronomia é uma ciência praticada desde os primórdios da vida humana na Terra. Para muitas culturas seu conhecimento era utilizado para fundamentar crenças religiosas e explicar as influências metafísicas dos astros sobre nós. Por ser considerada uma ciência fundamental para várias áreas do conhecimento, ela possibilita descobertas fascinantes e torna-se objeto de interesse humano gerando indagações principalmente sobre a sua condição existencial. Sua profusão na mídia é sinal da relação instigante que tem com o público em geral.
Contudo, o interesse que o público tem com o tema deve estar atrelado à condição de conhecimento básico para a leitura do mundo que se apresenta. O que dizer das maravilhosas fotografias de planetas, galáxias, dentre outros objetos celestes captados pelo telescópio Hubble e estampadas na capa de um jornal ou revista? O ser humano é como um grão de areia se comparado com o tamanho da Terra, a Terra torna-se um grão de areia frente ao Sistema Solar e este, torna-se invisível quando entra em cena a nossa galáxia. Por outro lado, o tamanho do universo também aumenta a nossa importância, enquanto seres capazes de compreendê-lo. Por isso, a formação escolar de um indivíduo deve contemplar também a necessidade humana de acesso ao conhecimento científico e tecnológico como instrumento para apreciar a beleza do universo.
Desta forma, com a intenção de aprofundar a noção de localização cosmológica do aluno apresenta-se no Parque da Ciência da UFVJM uma seqüência cronológica de eventos em grandes quadros contendo imagens dos principais eventos que marcam a evolução do cosmo. Como complemento a esta apresentação, sugere-se uma seção com exibição de slides numa viagem que vai do micro ao macrocosmo e, logo em seguida, propõe-se o encaminhamento da construção de um relatório sobre o que os alunos assistiram.
Imagine que os 14 bilhões de anos passados desde o nascimento do Universo sejam compactados em um único ano. Nesta condição, o universo teria nascido à zero hora do dia primeiro de janeiro. Pense também nos acontecimentos do último minuto do dia 31 de dezembro. Foi o que fez Carl Sagan, um astrônomo norte americano, quando repartiu os 14 bilhões de anos de evolução do cosmo dentro de um único ano. Veja no anexo no final desta página e nos slides abaixo como o calendário universal deve se apresentar e faça uma viagem pelos acontecimentos que marcaram a evolução cosmológica.
Sugestão para desenvolvimento do tema na escola
Essa atividade compreende a discussão da compactação do tempo utilizado no Calendário Cósmico de Carl Sagan. Sugere-se, inicialmente, que o professor apresente este calendário e discuta com os alunos aspectos da evolução do universo utilizando os instrumentos de cálculos que possibilitam tal construção. Pela amplitude dos temas tratados, o professor deve avaliar a possibilidade de executar um trabalho interdisciplinar, tendo o calendário como referência.
Apresente o calendário do anexo comentando alguns dos seus principais eventos: Origem do Universo, formação da via-láctea, etc. Solicite que os alunos reflitam sobre qual é o seu tempo de existência nesta representação. Quanto tempo decorreu entre dois eventos distintos do calendário? Mostre aos alunos, por exemplo, como se converte o Tempo Real (TR) em Tempo Compactado (TC) e depois solicite que eles calculem o seu tempo de existência na escala desse calendário (1 ano: 14.000.000.000 anos).
Comentários:
A atividade tem natureza interdisciplinar, sugerido como um trabalho integrado entre professores de história, biologia, física, matemática, entre outros. Contudo, ao propor essa integração o professor deve examinar a possibilidade de executar um planejamento com professores de outras disciplinas, tomando opiniões com eles e discutindo a melhor forma de encaminhar outras atividades.
Para os professores de física e matemática sugere-se, além de comentar o quadro, mostrar aos alunos como se converte o calendário acima para um sistema real. Por exemplo, qual é o Tempo Real (TR) que decorre do Big Bang até a origem da vida sobre a Terra?
Observando o anexo, o que nos interessa é o intervalo compreendido entre 01 janeiro e 25 de setembro do Tempo Compactado (TC). Assim, procedendo à contagem teremos 268 dias ou 0,734 ano. Numa escala de 1 ano: 14.000.000.000 anos, o professor chegará ao Tempo Real da seguinte forma:
TR TC
14.000.000.000 anos --------------- 1 ano
x ------------------------------- 0,734 ano
x =14.000.000.000x0,734 ≈1,0 x 1010 anos
Ou seja, do Big- Bang à Origem da Vida no nosso planeta se passaram cerca de 10 bilhões de anos.
Perceba que a abordagem espaço-temporal sobre os sistemas é vasta e introduz elementos das principais teorias que explicam os acontecimentos no universo, além de motivar uma reflexão sobre a nossa existência no universo.
Os alunos poderão fazer cálculos semelhantes para saber a sua idade compactada nesse calendário.
TR TC
14.000.000.000 anos --------------- 1ano
30 anos ---------------------------- x
30/14x109 =2,14 x 10-9 anos. O que equivale a
2,14x10-9 x 365 dias x 24 horas x 60 min x 60 seg ≈ 0,067 segundos
ou seja, ≈ 0,07 (7 centésimos de segundo)
Esta atividade fará com que o aluno se reconheça como um ser instantâneo diante da existência do universo. Não se trata de diminuir a importância do ser humano, mas fazer com que cada pessoa se situe no universo em relação ao tempo. Com este trabalho o aluno pode se dar conta de sua existência histórica em que só se vive por mais tempo, garantindo a sobrevivência das futuras gerações.
Anexo
ANTES DE DEZEMBRO |
DEZEMBRO |
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Big Bang |
1/jan |
\
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A atmosfera se desenvolve |
1/dez |
|
Árvores e répteis |
23/dez |
Origem da Via Láctea |
1/mai |
Primeiros vermes |
16/dez |
Dinossauros |
24/dez |
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Origem do sistema solar |
9/set |
Invertebrados |
17/dez |
Mamíferos |
26/dez |
||
Formação da Terra |
14/set |
Plânctum oceânico. Trilobiotas |
18/dez |
Pássaros |
27/dez |
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Origem da vida sobre a Terra |
25/set |
Peixes e primeiros vertebrados |
19/dez |
Primeiras flores |
28/dez |
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Formação das mais velhas rochas |
2/out |
Plantas vasculares |
20/dez |
Cetáceos e primatas |
29/dez |
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Plantas fotossintéticas |
12/out |
Insetos e animais terrestres |
21/dez |
Primeiros humanóides |
30/dez |
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Primeiras células |
15/nov |
Anfíbios e insetos alados |
22/dez |
Primeiros humanos |
31/dez |
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O DIA 31 DEZEMBRO |
Segue-se o 1o. segundo do Ano Novo... |
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Primeiros humanos |
22:30' |
|
Metalurgia do bronze |
23:59'53" |
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Uso dos utensílios de pedra |
23:00' |
Metalurgia do ferro |
23:59'54" |
||||
Domesticação do fogo:Pequim |
23:46' |
Nascimento de Buda |
23:59'55" |
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Último período glacial |
23:56' |
Nascimento de Cristo |
23:59'56" |
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Pinturas pré-históricas Europa |
23:59' |
Nascimento de Maomé |
23:59"57" |
||||
Invenção da agricultura |
23:59'20" |
Cruzadas |
23:59'58" |
||||
Período neolítico |
23"59'35" |
Renascença na Europa |
23:59'59" |
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Sumer, Ebla e Egito |
23:59'50" |
Desenvolvimento da ciência e tecnologia. Surgimento de uma cultura global. Aquisição dos meios de autodestruição da espécie humana. Primeiros passos em exploração e comunicação extraterrestre |
Agora |